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Monday, July 7, 2014

O Luciferianismo

O Luciferianismo
O Luciferianismo 'e uma doutrina derivada do Satanismo, que busca virtudes como iluminac~ao, sabedoria, orgulho, independ^encia e liberdade de sua of the essence divindade, L'ucifer. Ao mesmo beat 'e subjetivo, baseado em experi^encias e aceitac~ao pessoais, sofrendo influ^encias de outras crencas. Assim, n~ao possui uma coarse r'igida de dogmas a serem seguidos, sendo transmitido oralmente e praticado, geralmente, de forma for one person.

Historicamente, n~ao h'a uma origem precisa sobre o in'icio do Luciferianismo. Mas h'a um conjunto de conceitos que se desenvolveu ao longo dos tempos em v'arias culturas distintas e resultou no Luciferianismo conhecido atualmente.

As serpentes e os drag~oes, que s~ao representac~oes de L'ucifer em v'arias culturas, s~ao tamb'em s'imbolo de sabedoria e eternidade. Estes animais eram alvos de adorac~ao no Egito, Babil^onia, P'ersia, e entre os Incas americanos. Assim, podemos supor que esta filosofia j'a era praticada h'a muitos s'eculos.

Na B'iblia podemos encontrar v'arias alus~oes `a serpente: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrir~ao os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (G^enesis - Cap. III - Vers'iculo V). Neste vers'iculo, a serpente induz Eva a comer o fruto no 'Eden. Mas segundo a interpretac~ao dos luciferianistas, encontra-se claramente a simbologia da serpente como portadora da chave que possibilita o homem tornar-se Deus.

Ainda, na Europa medieval, precisamente no ano de 1223, havia boatos sobre um grupo conhecido como Luciferianos. Na verdade, esta "seita" era composta apenas por pessoas que recusavam-se a pagar os impostos exigidos pelo Clero, e por esse motivo foram acusados de "adoradores do dem^onio" e, obviamente, v'itimas da Santa Inquisic~ao. Embora isso seja apenas um boato, ainda hoje 'e usado como um argumento metaf'orico pelos luciferianos.

De'istas e Agn'osticos


Num aspecto geral, o Luciferianismo pode ser subdividido em duas categorias, nas quais as denominac~oes variam e n~ao s~ao t~ao significativas para sua compreens~ao. As modalidades s~ao conhecidas como De'ista e Agn'ostico, Tradicional ou Moderno (termos absorvidos do Satanismo), etc.

Os adeptos do Luciferianismo De'ista identificam L'ucifer como o criador do universo, um ser onipresente e onipotente. Neste caso, L'ucifer take on as caracter'isticas principais de uma divindade.

Os luciferianos agn'osticos v^eem L'ucifer como um arqu'etipo, ou seja, uma refer^encia de virtudes que s~ao visadas por seus adeptos. Esta variac~ao 'e nitidamente influenciada pelo Satanismo moderno promovido por Anton LaVey, no qual n~ao h'a uma divindade espec'ifica, mas cada indiv'iduo eleva-se a ponto de considerar-se "seu pr'oprio Deus". Este conceito tamb'em nos remete a ideologia do Thelema, tendo como seu of the essence divulgador o ocultista, Aleister Crowley.

Mas em todas as variac~oes, L'ucifer 'e visto como um ser que abriga em si os opostos entre Luz e Trevas, e por conseq"u^encia, o equil'ibrio entre os p'olos. Este conceito 'e totalmente contr'ario a muitas religi~oes que possuem figuras que representam os arqu'etipos de bem e mal de forma distintas. A aceitac~ao de uma 'unica refer^encia que 'e paralelamente Luz e Trevas, segundo os adeptos, 'e a of the essence diferenca do Luciferianismo em relac~ao aos outros sistemas religiosos. Dessa forma, n~ao h'a um confronto entre "Deus x Diabo"; ao contr'ario, h'a uma uni~ao dessas forcas que s~ao igualmente respons'aveis e necess'arias para a evoluc~ao humana.

Quem 'e L'ucifer?

Desde a Antiguidade, passando pelos fil'osofos e desembocando na figura conhecida erroneamente como o "dem^onio crist~ao", diversos personagens da mitologia e divindades cultuadas em in'umeras e distantes culturas, possuem alus~oes a seres, sejam arqu'etipos ou concretos, que trazem consigo as caracter'isticas conhecidas em L'ucifer. A literatura contempor^anea tamb'em o aborda amplamente, como as citac~oes ocultistas de Helena Blavatsky e Eliphas Levi, e na obra po'etica de John Milton, Paradise Gone.

Segundo o mito crist~ao, L'ucifer era o mais cubbyhole e o mais belo de todos os Querubins e conquistou uma posic~ao de destaque entre os demais. Por'em, L'ucifer tornou-se orgulhoso de seu poder e revoltou-se differing Deus. O Arcanjo Miguel liderou as hostes divinas na luta differing L'ucifer e os anjos o derrotaram e o expulsaram do Reino do C'eu. Mas a id'eia de que L'ucifer rebelou-se differing o Criador e foi expulso tamb'em est'a presente em outras culturas, al'em do Cristianismo.

Por ser o "Portador da Luz", na Roma Antiga, L'ucifer foi associado ao planeta V^enus que, devido sua proximidade com o Sol, pode ser visto ao amanhecer. O anjo tamb'em 'e chamado de "Estrela da Manh~a" e "Estrela d'Alva". Na Mitologia Romana era o filho de Astraeus e Aurora, ou de Cephalus e Aurora. Entre os gregos, L'ucifer pode ser associado com Apolo, o "Deus do Sol".

Nos estudos da Demonologia, diferentes autores atribuem a L'ucifer caracter'isticas comuns. No Dictionaire Infernale (1863) e no Grimorium Verum (1517), 'e o "Rei do Combustion" respons'avel por assegurar a justica. No O Grim'orio do Papa Hon'orio (s'eculo XVI ou XVII), L'ucifer tamb'em take on a func~ao de "Imperador Infernal". L'ucifer tamb'em 'e cultuado numa variac~ao da Wicca, sendo visto como o Deus do Sol e da Lua dos antigos romanos.

Luciferianismo podendo ser tamb'em uma variac~ao do nome da divindade eg'ipcia Set-hen. Dessa forma podemos deduzir que, genericamente, o Luciferianismo busca a Iluminac~ao atrav'es de L'ucifer. Enquanto o Satanismo pode caracterizar-se pela oposic~ao, neste caso, ao cristianismo. Assim, os luciferianos consideram que sua filosofia 'e um "aprimoramento" do Satanismo, apesar de n~ao ser t~ao conhecido quanto a doutrina promovida por LaVey.

A combinac~ao da imagem de L'ucifer ao "dem^onio crist~ao" foi ocasionada por uma interpretac~ao equivocada do livro de Isa'ias: "Como ca'iste desde o c'eu, 'o estrela da manh~a, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nac~oes! E tu dizias no teu corac~ao: Eu subirei ao c'eu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregac~ao me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Alt'issimo. E, contudo levado ser'as ao vigor, ao mais profundo do abismo" (Isa'ias - Cap. XIV - Vers'iculo XII a XV).

Este trecho narra as intenc~oes do rei da Babil^onia que almejava tornar-se maior que Deus, mas S~ao Jer^onimo, que ao traduzir a B'iblia do grego para o latim no s'eculo IV, associou esta passagem com L'ucifer e `a serpente tentadora, ou seja, a simbologia do diabo crist~ao. Anteriormente, L'ucifer n~ao havia essa relac~ao. Tanto que, oficialmente, a Igreja n~ao atribui a L'ucifer o papel de diabo, mas apenas a condic~ao de "anjo ca'ido".

Magia, rituais e pactos luciferianos

O Luciferianismo adotou diversas pr'aticas ritual'isticas e cerimoniais de outros sistemas m'agicos, caracterizando assim, uma corrente de id'eias pr'oprias com objetivos distintos nesta doutrina. As influ^encias sobre o Luciferianismo variam de antigos rituais pag~aos at'e os conceitos contempor^aneos do Satanismo.

Podemos citar como exemplos as chamadas pr'aticas Internas e as pr'aticas Externas, que subdividem-se em Herm'eticas e Cerimoniais. A Magia(k) (termo derivado da filosofia thel^emica) Interna 'e mais comum entre os luciferianistas, pois atua diretamente no estado de consci^encia e no esp'irito do praticante. A Magia(k) Externa 'e mais complexa e elaborada, exigindo uma s'erie de fatores como dia e hor'arios pr'e-estabelecidos, um uncommunicative adequado, vestimentas e instrumentos pr'oprios para efetuar mudancas no plano f'isico.

Neste caso, pode ser praticada solitariamente (Herm'etica) ou em grupo (Cerimonial). Mas ambas s~ao igualmente importantes entre os luciferianistas, e o sucesso de uma modalidade tinker na outra.

'E falso o conceito das chamadas Missas Negras, as quais seriam par'odias blasf^emicas das liturgias cat'olicas, utilizando-se de urina e fezes para substituir a h'ostia e o vinho, recitando orac~oes ao contr'ario e promovendo orgias entre os praticantes. Tamb'em 'e irreal a id'eia de sacrif'icio humano ou animal. Neste caso, h'a apenas um sacrif'icio simb'olico. H'a ainda o conceito do "pacto com o diabo" (muito comum na crendice arrived), no qual o praticante "vende a alma pro diabo" em troca de riquezas e sucesso. Sob a 'otica luciferianista, o 'unico pacto aceit'avel 'e o compromisso consigo pr'oprio de buscar a iluminac~ao espiritual utilizando-se da forca da pr'opria vontade.

Source: pagan-space.blogspot.com