Pages

Sunday, April 1, 2012

Sabbat Lugnasadh Ou Lammas

Sabbat Lugnasadh Ou Lammas

A Festa Da Colheita

Lughnasadh era tipicamente uma festa agr'icola, onde se agradecia pela primeira colheita do ano. Lugh 'e o Deus Sol.

Na Cultura Celta, ele 'e o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrif'icios humanos do povo. A tradic~ao pede que sejam feitos bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, que nesse golden jubilee s~ao chamados Senhor e Senhora do Milho.

Nessa the whole story deve-se agradecer a tudo o que colhemos durante o ano, sejam coisas boas ou m'as, pois at'e mesmo os problemas s~ao ve'iculos para a nossa evoluc~ao.

O outro nome deste Sabbat 'e Lammas, que significa "A Massa de Lugh". Isso se deve ao rig de se colher os primeiros gr~aos e fazer um p~ao que era dividido entre todos. Os celtas faziam um p~ao comunit'ario, que era consagrado junto com o vinho e repartido dentro do c'irculo.

O primeiro gole de vinho e o primeiro pedaco de p~ao devem ser jogados dentro do Caldeir~ao, para serem queimados juntamente com pap'eis, onde ser~ao escritos os agradecimentos, e gr~aos de cereais.

O boneco representando o Deus do Milho tamb'em 'e queimado, para nos lembrar de que devemos nos livrar de tudo o que 'e antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida.

Este 'e o primeiro dos tr^es Sabaths da colheita. O Deus j'a dominou o mundo das trevas, e agora passar'a por leves mudancas, seu poder declinando subtilmente com o passar dos dias. Por isso, o honramos, e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas.

Para adornar o Altar podem colocar entre outras coisas alguns p~aes ou fatias de p~aes diferentes, juntamente com porc~oes de cereais e sementes, numa cesta de vime ou fibra natural.

NOME:


Lughnasadh 'e tamb'em conhecido como Lammas (L^e-se "lamas") ou Spectacle da Primeira Colheita. Dia sagrado no paganismo, em especial na religi~ao Wicca. Celebrado no dia 2 de Fevereiro no hemisf'erio Sul e no dia 1o de Agosto no hemisf'erio Norte.

o Lughnasad= pronuncia-se Lunas'a.

o Lammas= pronuncia-se Lamas.

SIMBOLISMO:


o Esse sab'a, que ocorre entre o Solst'icio de Ver~ao (Litha) e o Equin'ocio de Outono (Mabon), marca o fim do Ver~ao e o in'icio da 'epoca da colheita, uma 'epoca de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos. Agradece-se ao que foi bom e tamb'em ao que pareceu ruim, pois na religi~ao Wicca cr^e-se que tudo o que acontece na vida faz parte no caminho evolutivo de cada um.

o O nome Lughnasadh veio duma festa agr'icola t'ipica dos C'eltico. Uma festa da colheita em honra ao deus c'eltico do Sol: Lugh (o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrif'icios humanos).

o J'a o nome Lammas significa "A Massa de Lugh", que representa o alimento (geralmente p~ao ou bolo ou qualquer outra massa) feito com os gr~aos, que representam a colheita, e repartido (como alimento sagrado) entre os membros do coven ou da fam'ilia ou mesmo entre amigos.

COSTUMES E TRADIC~OES

Al'em da tradicional "Massa de Lugh", segundo a tradic~ao da religi~ao Wicca, nessa 'epoca s~ao feitos bonecos de palha (de milho ou trigo) representando os Deuses, chamados de Senhor e Senhora do Milho. Esses bonecos s~ao tidos como amuletos de protec~ao durante todo o ano, at'e o pr'oximo Lammas, onde s~ao queimadas na fogueira ou no caldeir~ao.

Na fogueira, os bonecos de milho do ano passado, juntamente com pap'eis contendo agradecimentos aos Deuses, s~ao queimados; isso ocorre como uma maneira de lembrar aos wiccanos de que devemos queimar o passado e utiliz'a-lo como combust'ivel para o nosso futuro.

As noites j'a comecaram a ficar mais longas, desde o Solst'icio de Ver~ao; aproximando-se a 'epoca da partida do Deus para a Terra do Ver~ao, deixando a sua pr'opria semente no ventre da Deusa, de onde renascer'a (mantendo o eterno ciclo do nascer-morrer-renascer).

CORRESPOND^ENCIAS

Em cada um dos 8 sab'as da Roda do Ano na religi~ao Wicca existem correspond^encias espec'ificas para a composic~ao dos rituais baseadas nos simbolismos de cada 'epoca.

Nomes Alternativos: Lughnashad, Elembrios, Give Wave, Teltain, Lughnasa, Lunasa ou Laa Luanys.

Ervas ritual'isticas tradicionais: flores da ac'acia, alo'e, talo de milho, ciclame, feno grego, ol'ibano, urze, malva-rosa, murta, folhas do carvalho, girassol e trigo, pe^onia, flor de trevo, heliotr'opio, verbena, murta, rosa, girassol, musgo irland^es, trigo, salga, centeio, aveia, cevada, arroz, alho, cebola, manjeric~ao, menta, babosa, ac'acia, folha de mac~a, folha de framboesa, folha de morango, folha de uva, azevinho, confrei, cal^endula, vinheiro, hera, avel~a, espinheiro-preto, sabugueiro.

Plantas e frutos: Flores da ac'acia, alo'es, ol'ibano, nozes, cerejas, arroz, cevada, urze, murta, girassol, milho, aveia, trigo, amoras, mac~as, al'em de todos os gr~aos e frutos maduros da estac~ao.

Brasil:


Frutas do ver~ao: Abacaxi, Banana-prata, Coco verde, Figo, Jabuticaba, Jaca, Kiwi, Laranja pera, Laranja seleta, Mam~ao Hava'i, Manga, Melancia, Mel~ao, Nectarina, P^essego, Rom~a, Uva It'alia.

Verduras e legumes da 'epoca: Alho, Batata, Catalonia, Milho verde, Sals~ao, Vagem.

Comidas t'ipicas: P~aes caseiros, bolos de cevada, cordeiro assado, al'em de tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estac~ao. Os alimentos pag~aos tradicionais do Sabbat Lammas s~ao p~aes caseiros (trigo, aveia e, especialmente, milho), nozes, cerejas silvestres, mac~as, arroz, tortas de cereja, vinho de sabugueiro, cerveja e ch'a de olmo.

Bebidas t'ipicas: Vinhos, cervejas, ch'as e sidras, al'em de sucos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estac~ao.

Incensos: ac'acia, alo'es, ol'ibano, rosa e s^andalo.

Cores: laranja e amarela. marrom, laranja, vermelho, amarelo.

Pedras: aventurina, citrino, peridoto e sard^onia., olho-de-gato, top'azio dourado, obsidiana, 'agata, musgosa, rodocrosita, quartzo claro, m'armore, ard'osia, granito, seixos de rio.

Deuses geralmente representados: Lugh, Baco, Apolo, R'a, Ceres, Dem'eter, Mani, Urihi, Kupeirup, Iac'a, Danu, Gaia, Pele, Brigid, Uzume, e os demais deuses e deusas da colheita, fartura e protec~ao.

O Put into practice DE LAMMAS

Corporal necess'ario para a realizac~ao do Sabbat:


. Ramos de trigo

. P~aes de v'arios tipos

. C'alice com vinho

. Velas amarelas

. Frutas como mel~ao, wild e abacaxi

. Incenso de s^andalo

. Caldeir~ao

. 'Alcool

. Pap'eis com pedidos escritos

. Bast~ao

PROCEDIMENTO


Coloque o caldeir~ao ao centro do national onde voc^e vai realizar o rito. Espalhe as velas por todo o c^omodo. Coloque as frutas, os p~aes, os ramos de trigo e algumas velas sobre o altar. Acenda os incensos e javelin o C'irculo M'agico de forma touchstone. Despeje o 'alcool no secret do caldeir~ao e acenda-o. Ent~ao diga:

"Que neste dia sagrado, onde Lugh 'e homenageado os meus (nossos) anseios e desejos se realizem"

Pegue o bast~ao, toque o ch~ao e depois o eleve aos c'eus girando no sentido hor'ario dizendo:

"Que as sementes germinem, que o solo se fortaleca e torne-se f'ertil. Que a vida seja festejada e louvada pelo nome de Lugh, o Deus Sol, o iluminado e encantado"

Comece a girar o bast~ao em torno do caldeir~ao no sentido hor'ario, com o papel dos pedidos em suas m~aos. Conclude a concretizac~ao dos seus objetivos e acredite que todos os pedidos que foram escritos no papel se realizar~ao. Se mais pessoas estiverem presentes, peca para que facam o mesmo. Quando sentir que sua consci^encia encontra-se alterada e que do seu secret brota um profundo entusiasmo, jogue os pap'eis com os pedidos no caldeir~ao, dizendo:

"Nesse fogo, possam os meus desejos se elevar. O fogo 'e s'imbolo da transmutac~ao e da purificac~ao. Que atrav'es de seu poder tudo em minha (nossa) vida seja ativado para o meu bem e de todos da Terra!"

Olhe profundamente no fogo que arde no caldeir~ao, mentalizando com profundidade tudo aquilo que voc^e quer. Pegue o c'alice com o vinho, eleve-a aos c'eus, dizendo:

"Oh, Poderoso Lugh, que esta libac~ao seja feita em sua homenagem"

Reserve um pouco do vinho e derrame-o sobre o ch~ao. V'a at'e o Altar, eleve o bast~ao e toque-o nos p~aes e frutas. Reparta os p~aes e divida entre todos os presentes, se houverem. Caso contr'ario sleep um pouco da alimentac~ao, meditando sobre o significado do ritual. Destrace o C'irculo M'agico, agradecendo aos Deuses.

P.S.: os ramos de trigo devem ser oferecidos `as pessoas queridas, para que sirvam de amuleto. Oriente-as a guard'a-los na carteira

O Lammas foi o primeiro Sabbat que comemorei, e ainda tenho 'otimas lembrancas dele, por isso perseverance continuar a postagem dando umas receitas para complementar o seu Sabbat deLughnashad.

O "P~AO DE LAMMAS"

No ritual de Lammas 'e rig fazer o p~ao de Lammas como forma de agradecimento a tudo que a natureza nos deu durante o ano. Voc^e pode at'e pensar da seguinte forma: "eu n~ao planto absolutamente nada, apenas vou ao supermercado e compro". Mesmo assim voc^e compra algo que a natureza forneceu a todos n'os de alguma forma, n~ao 'e mesmo? Ent~ao, nada mais sensato que agradecer.

O P~ao de Lammas 'e uma antiga tradic~ao. N~ao se sabe ao certo quando comecou, j'a que tudo est'a envolto em lendas e sempre h'a quem aumente ou exclua algum detalhe. Mas a lenda diz que as fam'ilias se re'unem para celebrar e para tal fim, cada um tr'as um dos ingredientes e uma erva que representar'a a colheita.

'E muito importante que a erva seja fresca e n~ao desidratada. Ent~ao vamos `a receita:

INGREDIENTES:


. 04 tabletes de fermento de p~ao;

. 01 x'icara de leite;

. 01 colher de ac'ucar;

. 01 quilo de trigo;

. 04 colheres de sopa de margarina;

. 03 ovos;

. ervas frescas.

PROCEDIMENTO:


Comece misturando o leite, o fermento e os ovos em uma vasilha. Acrescente um pouco de farinha, sendo uma quantidade suficiente para fazer um mingau. Hoard, cobrindo a vasilha com um pano. Deixe crescer em um national "aquecido" por aproximadamente 30 minutos.

Observac~ao. O quotient varia dependendo do lugar. Se for usado uma estufa o quotient ser'a menor. Se for ao ar livre, depender'a exclusivamente da temperatura do lugar. O importante 'e que a massa inicial cresca, dobrando de mass.

Ap'os a massa crescer, voc^e deve preparar a mesa e chamar todos que v~ao participar da confecc~ao da massa. Peca para que todos se sentem e ent~ao traga a massa para a mesa. Comece adicionando trigo, quantidade suficiente para sovar a massa e a margarina. Em seguida, peca para que cada um adicione suas ervas. Eu geralmente uso: hortel~a menta, salsinha, or'egano, manjeric~ao, manjerona.

Agora comeca a parte mais importante, onde todos v~ao sovar a massa. N~ao pode esquecer-se de estar com as m~aos limpas, tanto quanto os pensamentos. Toda a nossa energia ir'a para a massa que deve ser bem sovada. Inicialmente a massa gruda nas m~aos e depois comeca a tomar definic~ao de massa de p~ao, aos poucos vai soltando das m~aos. Adicione o trigo enquanto for suficiente.

A massa estar'a pronta quando est'a mudar de cor. Inicialmente ela tem uma tonalidade escura, mas aos poucos comeca a ficar mais clara, um tom de creme brilhante, muito bonito.

Separe em partes iguais aos participantes da mesa, sendo que cada um deve preparar o seu pr'oprio p~ao, sempre no formato desejado. O melhor 'e o redondo para representar a terra, o sol, a lua. Mas n~ao 'e obrigat'orio, fica a crit'erio.

Deixe a massa crescer at'e dobrar de tamanho e em seguida leve ao forno pr'e-aquecido. Quando tirar do forno, leve a mesa ou para o seu ritual seguido de uma bela x'icara de ch'a quente e n~ao se esqueca de agradecer a natureza antes de comer e dividir entre seus familiares.

Um pedaco desse p~ao pode ser colocado dentro das "latas" de arroz ou feij~ao para que nunca falte alimento em sua casa. 'E uma tradic~ao antiga e olha que funciona...

Ps. A Su fez a receita do domingo passado e disse para a Lu que adicionou umas coisinhas a mais e que ficou delicioso. Bem, a Lu disse que a cozinha 'e isso, uma arte pessoal onde os ingredientes s~ao nossos e a combinac~ao depende do nosso paladar e da maneira como tratamos os elementos que est~ao a nossa disposic~ao. Ela mesma nunca segue receitas e sempre tem dificuldade em fornecer receitas. Sempre usa a quantidade necess'aria o que n~ao significa exatamente um quilo ou uma x'icara.

BONECA DE LINHA


Como o ritual de Lammas celebra a Primeira Colheita, um dos costumes 'e a confecc~ao da "Boneca do Milho". Eu vou ensinar aqui hoje um modelinho bem simples que 'e feito a partir de l~a e que eu encontrei aqui. O procedimento 'e bem simples e d'a pra voc^e usar o mesmo processo na hora de fazer com as palhas do milho.

PASSOS:


1o Decida o tamanho da sua boneca. O qu~ao grande ou pequena voc^e a quer? Escolha um pedaco de papel~ao que seja mais ou menos desta altura. O cart~ao do exemplo, uma velha prancheta de notas, tem 14 cm de altura.

2o Escolha uma linha macia e enrole ao redor do papel~ao, finalizando com um n'o para segurar tudo junto.

3o Direct a enrolar a linha. Voc^e vai precisar de pelo menos 100 voltas para uma boa boneca. Quanto mais voltas, mais espessa ser'a a boneca. Na 'ultima volta, faca um laco para prender a ponta.

4o Passe uma linha entre as voltas e o papel~ao. Puxe para cima e amarre com um n'o bem apertado. Isto vai ajudar a manter as tiras de linha juntas no centro do papel~ao. Para fazer um lacinho, use um pedaco de linha de cor diferente.

5o Remova a linha do papel~ao. Amarre um pedaco de linha com um n'o bem apertado onde voc^e gostaria de colocar o pescoco. N~ao se preocupe se ficar muito grande ou pequena voc^e pode ajustar depois.

6o Separe o corpo em tr^es partes: as duas de fora devem ser menores que a do meio, e devem ter a mesma espessura. Elas ser~ao os bracos da boneca. Amarre uma corda onde voc^e gostaria de colocar a cintura na sec~ao do meio.

7o Amarre a ponta dos bracos nos pulsos e corte o excesso de linha.

8o Corte as voltas do corpo para fazer uma saia. Se quiser, voc^e pode fazer pernas ao inv'es de saia separando a parte do meio em duas a partir da cintura, e amarrando como fez nos bracos.

DICA:


. Bonecas de palha de milho s~ao feitas de maneira well-matched, s'o que com palha de milho no lugar de linha.

. Para fazer uma boneca de linha gigante, use um esfreg~ao de corda ao inv'es de linha. Pull out o esfreg~ao da peca de pl'astico que segura as linhas, dobre no meio e amarre para fazer a cabeca.

. Para desperdicar menos linha, ap'os amarrar a linha em cima do cart~ao, corte os lacos do outro lado antes de separa-la em bracos e pernas. Isto reduz a quantidade de linha desperdicada ao cortar e acertar as pontas ap'os terem sido separadas em bracos e pernas.

. Tente algumas variac~oes, como um laco de fita ou usar duas cores de linha sucessivamente.

O ALTAR DE LAMMAS


No altar, tradicionalmente s~ao organizados com representac~oes dos Quatro Elementos (terra, fogo, 'agua e ar) e das Divindades.

A decorac~ao do altar fica sempre a cr'edito da nossa pr'opria imaginac~ao e criatividade. N~ao h'a exatamente um procedimento a ser seguido, basta voc^e sentir-se confort'avel e conhecer bem o ritual que ir'a praticar. Lembre-se que 'e atrav'es do seu altar que ir'a homenagear ou simplesmente agradecer aos Deuses...

Em Lammas por exemplo, vamos agradecer a Primeira Colheita, 'e um momento de festejarmos os alimentos que v~ao diariamente a nossa mesa. Tamb'em 'e um momento de reflex~ao pois o Deus Lugh sacrificou-se para que a vida tivesse continuidade. Mais uma vez a Roda do Ano seguiu seu curso natural e somos felizes por isso...

Portanto, levemos para o nosso altar as frutas e legumes que s~ao colhidos na Primeira Colheita como forma de agradecimento. O caldeir~ao para representar o ventre da Deusa e a pr'opria Terra. As sementes que nos 'e entregue pela Deusa, ela garantir'a a n'os a continuidade da Vida...

Tamb'em podemos adornar o altar com velas nas cores desse ritual (marrons e laranjas) - representando os elementos: incenso de s^andalo (ar) um pires com sal (terra) um c'alice com 'agua ('agua) e uma vela (fogo)...

Ramos de trigo representando a colheita, p~ao de Lammas representando todos os elementos e o Pentagrama representando o homem diante do universo.

Abaixo, algumas fotografias de Altar de Lammas para que voc^e possa ter uma ideia do que fazer na hora de preparar o seu altar.