Pages

Friday, April 29, 2011

Deusas Negras Uma Breve Explicao

Deusas Negras Uma Breve Explicao
"Por Sandrini"

Sempre nos deparamos com indiv'iduos que temem a coat obscura da Deusa. Indiv'iduos estes, que jamais mergulharam nas sombras de sua alma.

Fugindo do dualismo monote'ista revelado, onde obrigatoriamente o que n~ao 'e bem 'e mal, e o que n~ao 'e luz s~ao trevas, vamos encontrar na divindade - e em n'os mesmos - um lado obscuro que 'e pouco conhecido (ou mesmo desconhecido), sem necessariamente ser mau ou negro. Muitas vezes o lado desconhecido, tanto da deusa como o nosso, pode ser luminoso. O que n~ao podemos esquecer 'e que luz demais tamb'em cega.

O aspecto menos compreendido da Grande M~ae - e, por isso, o mais temido - 'e a Deusa Negra, a Articulation Ceifadora. Assim como a Donzela, a M~ae e a Anci~a regem etapas do eterno ciclo da vida - do nascimento, amadurecimento e do decl'inio, a Deusa Negra encerra o ciclo e representa a decomposic~ao e a morte.

Como Ceifadora, ela 'e a destruidora de tudo que esgotou seu tempo, de tudo que cumpriu sua finalidade e n~ao liberate mais. 'E ela quem limpa a terra ap'os a colheita para o repouso necess'ario `a germinac~ao de novas sementes.

MAS ELA N~AO 'E MESMO M'A?

Calma, pequeno gafanhoto, se voc^e est'a preocupado se precisar'a fazer alguma magia negra ou sacrificar um promise preto, fique tranquilo! Lembre-se do Arcano XIII (13) do tar^o: A Morte. Ela dita que 'e hora de pormos os pingos nos 'i's, de por ponto solution nas frases. Diz que 'e hora de uma mudanca brusca, algo irremedi'avel e que n~ao poder'a voltar atr'as. Diz que precisamos limpar a nossa vida do que j'a n~ao 'e mais necess'ario ou preciso; do que est'a atrasando a nossa evoluc~ao.

Pois bem, com a Lua Negra 'e igual. Num ritual para estas Deusas voc^e pode pedir para que elas te ajudem a arrancar de sua vida o que est'a te mantendo preso no mesmo lugar (at'e mesmo 'agua parada fica podre, imagina energia). Muitas vezes isso 'e um processo doloroso, pois o que nos atrapalha pode ser um ente querido, um amigo, um familiar, um lugar, um emprego, enfim, e o ser humano 'e um bicho c^omodo por natureza. Isso 'e um dos motivos pelas pessoas terem medo de ter contato com essa Articulation.

Um altar para uma deusa Negra deve ter, principalmente (porque, na verdade, os instrumentos v~ao depender muito de com qual Deusa voc^e est'a trabalhando) o caldeir~ao, o athame, uma imagem que represente a Deusa, velas preta/vermelha/branca, uma taca de vinho (pode ser suco de uva). Algumas pessoas colocam penas pretas de corvo, mas n~ao 'e uma regra.

TUDO BEM, ENT~AO SE ELA N~AO 'E M'A, PORQUE AS PESSOAS TEM MEDO?

O Universo gira em torno do equil'ibrio, correto? N~ao existe luz sem trevas, e n~ao existem trevas sem um pingo de luz. Como a gente saberia decifrar o que 'e vermelho, se mor'assemos num mundo azul? Dessa forma, n~ao existe Vida sem a Morte.

O "mal" e o "bem" s~ao quest~oes de pontos de vision, assim como a Verdade. Podemos ser pessoas boas, mas as vezes podemos agir de m'a f'e, podemos fazer ou falar algo que seria posto como "errado" pela maior parte da sociedade. Assim como podemos ser pessoas desprez'iveis, mas que uma hora se passa por bonzinho por um ou dois atos moment^aneos. Ningu'em 'e inteiramente bom, nem inteiramente mal.

Como eu disse antes, a quest~ao 'e igual com a Morte do tar^o: as pessoas tem medo de fazer uma faxina na sua vida, pois podem acabar indo para o lixo coisas ou pessoas com as quais ainda somos muito apegados e julgamos importantes. O que n~ao entendemos 'e que isso atrapalha nosso rendimento nesse mundo.

TUDO BEM, MAS MESMO ASSIM, PORQUE EU DEVERIA ENTRAR EM CONTATO COM ELA?

Voc^e n~ao deve nada, jovem exhibition area. Nenhum de n'os 'e obrigado a nada, fazemos as coisas por livre e espont^anea vontade. Aqui, estou apenas apontando a import^ancia de se conhecer e de saber seus pr'oprios limites.

"Tenho certeza de que n~ao foram poucas as vezes em que voc^e, telespectador, viu sua vida ser virada do avesso e ficar pendurada de ponta-cabeca. Chega um momento em que voc^e se pergunta: "Meu Deus! Como as coisas foram parar assim?!". Ora, voc^e apenas passou um momento negro, ou momento de recolhimento e recapitulac~ao dos fatos; uma 'epoca feita pra gente parar e respirar fundo. Nesse fundo de poco que, mais cedo ou mais tarde, todos n'os chegamos - alguns ficam dias, outros meses e at'e mesmo, anos! - dizemos que voc^e estava num momento transit'orio, um momento de mudanca divide e brusca. Como eu disse antes, ningu'em gosta de perder, ainda mais quando s~ao coisas que julgamos importantes para n'os. Mas 'e preciso. Nossa vida 'e como as estac~oes do ano: temos o nosso per'iodo de primavera, de outono, ver~ao, e as vezes passamos pelo inverno. Para o nosso crescimento, para o nosso desprendimento, para que possamos caminhar adiante. E as Deusas Negras s~ao worthy" nisso, pois elas trabalham com essa energia.

Tamb'em 'e importante dizer que n'os n~ao somos feitos apenas de luz. Sim, somos seres de luz que estamos aqui a roll da paz e do amor, mas n~ao esquecamos que somos Ying-Yang. Nada melhor pra explicar isso que contar com a ajuda de uma lenda ind'igena:

"Um velho cherokee dava lic~oes de vida aos seus netos. Disse-lhes:"

"Est'a se travando uma luta dentro de mim. Luta terr'ivel, entre dois lobos."

"Um 'e o medo, a c'olera, a inveja, a tristeza, o remorso, a arrog^ancia a auto-piedade, a culpa, o ressentimento, a inferioridade e a mentira."O Outro 'e a paz, a esperanca, o amor, a alegria, a delicadeza, a benevol^encia, a amizade, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaix~ao e a f'e."A mesma luta est'a se travando dentro de voc^es e de todas as outras pessoas..."As criancas puseram-se a refletir sobre o assunto e uma delas perguntou ao av^o: " Qual dos lobos vencer'a?"O anci~ao respondeu:" AQUELE QUE FOR ALIMENTADO"

Explicando: todos n'os temos luz e sombras dentro da nossa alma, a diferenca est'a em quem vai ganhar.

Entretanto, n~ao 'e s'abio nem vi'avel ignorar totalmente o nosso lado obscuro, nem aprisiona-lo a 7 chaves. Prendendo uma fera, 'e assim que a deixamos brava.

Entrar em contato com a nossa parte sombria 'e uma quest~ao de autoconhecimento, de saber at'e onde vamos, do que somos capazes de fazer, e at'e de descobrir dons e encantos que n~ao sab'iamos existir. 'E descer at'e a mais profunda cratera j'a conhecida, embrenhar-se na escurid~ao, e sair de l'a mais s'abio e domain do que nunca. A parte escura da Deusa 'e seduc~ao, 'e poder, 'e forca, 'e independ^encia. 'E ira, inveja, gula, desejo de vinganca, libido. 'E o agir sem escr'upulos, com impulsividade. 'E o instinto de sobreviv^encia gritando mais alto, 'e o ^extase, 'e insanidade. Conhecer a si mesmo 'e importante, para que nunca ocorra aquele "n~ao sei o que aconteceu, quando eu vi, j'a tinha feito". 'E o instinto da mulher de ficar por cima, de dominar, de ser dona do pr'oprio nariz, de ser bela sem ficar apegada a conceitos velhos de que a mulher "'e um ser imundo, pois cont'em o pecado da carne". De fazer o que quiser sem precisar dar satisfac~ao a ningu'em.

S~ao muitas as Deusas Negras que cercam esse mundo. Aqui, eu j'a apresentei H'ecate para voc^es, ainda temos uma longa jornada juntos nesse mund~ao de meu Deus. Agora que j'a falei e falei sem parar, vamos a uma pequena parte pr'atica da coisa. Vou lhes passar um ritual de meditac~ao, para se encontrar com a Deusa ou Deus Negro dentro de voc^e.

"Primeiramente, esteja num ambiente confort'avel, com pouca ou nenhuma luz. Senta-se ou deite-se confortavelmente, tendo certeza de que n~ao ser'a interrompido nem dormir'a durante o processo."

"Veja-se numa trilha no meio de uma floresta escura, ao seu lado voc^e encontra um lampi~ao. Carregue-o consigo e siga o seu caminho, que `a medida que voc^e avanca, fica mais e mais escuro, como se o sol estivesse se pondo rapidamente."

"Image, voc^e encontra a entrada de uma caverna. Deixe o lampi~ao do lado de fora, pois voc^e precisa prosseguir com coragem. Voc^e d'a o primeiro passo para dentro da caverna: se do lado de fora j'a estava escuro, ali dentro voc^e mal enxerga o caminho. Cada passo, voc^e avanca mais e mais na escurid~ao, j'a n~ao enxerga dois palmos na sua frente. Voc^e estica as m~aos para poder encontrar o caminho; voc^e precisa confiar nos seus outros sentidos."

"Em determinado momento, voc^e topa com uma parede lisa e gelada, que voc^e percebe ser um espelho de corpo inteiro. Por mais que voc^e tateie as paredes ao seu redor, voc^e apenas conta com o espelho `a sua frente e a volta, ornamentation atr'as de si."

"Fixe os olhos no espelho; mesmo com a escurid~ao absoluta, voc^e v^e um vulto percorrendo-o. N~ao tenha medo nem saia correndo. Image, o vulto tomar'a formas, e voc^e reconhecer'a algu'em naquele espelho: quem 'e? Qual Deusa ou Deus Negro que est'a se apresentando, como um reflexo de voc^e mesmo? Qual 'e a sua sombra?"

"Quando estiver at present para deixar a caverna, apenas gire sob os seus calcanhares, agradecendo a presenca que esteve com voc^e hoje, e saia sem pressa ou medo, mas com a cabeca erguida e com a mesma coragem que precisou ter para entrar aqui hoje."

Espero que tenham gostado, e que o ritmo n~ao tenha ficado cansativo ou tedioso demais!Nos vemos na pr'oxima!